março 05, 2014

Para que não esqueças Abril!

Os meninos desenharam a Revolução dos Cravos

Era uma vez um governo que fundou em 28 de Maio de 1926 um regime político autoritário e de influência fascista em Portugal. Neste contexto, e dada a agitada crise política e económica, a ditadura militar convidou, nesse mesmo ano, António de Oliveira Salazar para a pasta das Finanças.

Satisfeito com o seu trabalho que incidia sobretudo no equilíbrio das contas públicas, o governo decidiu manter Salazar nas suas funções. Em 1933, foi aprovada a nova Constituição, criadora oficial do Estado Novo. Promovida por António de Oliveira Salazar, esta constituição altamente conservadora subordinou o país a uma ditadura antiliberal e anti-comunista.

No total, foram 48 anos ininterruptos de terror. Até que no dia 25 de Abril de 1974, um movimento social organizado pelas Forças Armadas, derrubou pacificamente o governo vigente e implantou a tão desejada Democracia.
Ora bem, neste país, a exploração, a opressão e o silêncio dominavam o povo português. A maioria das famílias vivia na pobreza. A escola só era obrigatória até à 4ª classe e as crianças começavam desde muito cedo a trabalhar com os pais na agricultura, na pesca e noutros trabalhos muito duros. Os rapazes de 18 anos eram obrigados a ir à tropa, já que podiam ser chamados a qualquer momento para participarem na Guerra Colonial.

Antes do 25 de Abril, as manifestações e as greves eram proibidas e era a censura que decidia a informação transmitida na televisão, na rádio e nos jornais!

A Revolução de Abril não foi um mero acontecimento. Foi uma viragem na nossa História e que explica quem somos hoje. Comemorar a Revolução de Abril é celebrar a liberdade e a democracia, a instrução e a cultura, a paz e a amizade!

Faz quarenta anos que recuperámos a Liberdade, por isso as tuas professoras da Escola Básica n.º 75 da Madalena empenharam-se nas actividades em que tens participado este ano. Com a ajuda da Associação Renovar a Mouraria, fica tudo público neste blogue para que os teus pais e amigos também possam acompanhar o que tu e os teus colegas fazem com tanto empenho e imaginação para mostrar que a Revolução dos Cravos não está esquecida!

Sem comentários:

Enviar um comentário